Genesis

Search
Close this search box.

Ginecologista da Genesis Brasília recebe prêmio de melhor trabalho científico em evento

Marina Paes Barbosa, ginecologista da Genesis Brasília, recebeu o prêmio de melhor trabalho científico no 50º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal (SGOB), em junho de 2018. O evento contou com a participação dos mais renomados médicos da área e foi um momento para interação e troca de experiência entre os profissionais.

O trabalho premiado de Marina Paes Barbosa foi uma pesquisa desenvolvida para identificar se há impacto na implantação do embrião ao usar o remédio antagonista da ocitocina.

“A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e é responsável pelas contrações uterinas, permitindo assim a abertura do colo do útero, por onde passará o bebê em seu nascimento”, explica a especialista.

Marina afirma que o antagonista da ocitocina é usado para que as contrações não aconteçam. “Utilizamos o remédio com a finalidade de parar as contrações em gestantes e diminuir os efeitos colaterais, como para evitar o parto prematuro, por exemplo”, aponta.

“A pesquisa que realizamos foi com o intuito de entender se o antagonista da ocitocina também poderia ser usado na implantação dentro do útero, para diminuir as contrações e ter mais chances de sucesso ao implementarmos o embrião no útero da mulher”, explica Marina Paes Barbosa.

O trabalho vencedor foi a junção de análise de diversos outros trabalhos sobre o mesmo tema para obter uma resposta, o remédio já foi usado algumas vezes em pacientes que aceitaram fazer parte do estudo, mas ainda não há nenhuma conclusão definitiva. As pesquisas sobre o assunto são constantes e o trabalho já aponta avanços para a relação entre o remédio e a implantação dos embriões

GENESIS – Com 25 anos de atuação, a Genesis – Centro de Assistência em Reprodução Humana conta com profissionais especializados, formados nos principais centros acadêmicos do mundo para prestar serviços de excelência na área de reprodução humana assistida. Experiente, a equipe agrega conhecimento e tecnologia e prima pela assistência ética, personalizada, com confidencialidade e foco no melhor resultado.

Por Larissa Sampaio
Conversa Coletivo de Comunicação Criativa