Descubra como a prática de exercícios físicos seguros pode aumentar sua fertilidade durante a pandemia

> Blog

Descubra como a prática de exercícios físicos seguros pode aumentar sua fertilidade durante a pandemia

8 de abril de 2021

Em abril comemoram-se o Dia Mundial da Atividade Física (6/4) e o Dia Mundial da Saúde (7/4). Embora estejamos ainda em um cenário pandêmico que restringe as possibilidades de movimentação e exige cuidado redobrado ao executar atividades físicas ao ar livre, movimentar o corpo é importante para preservar e melhorar a saúde e, consequentemente, melhorar sua fertilidade. Tudo com segurança, claro.

“Na fertilidade, o exercício físico equilibrado tem papel muito importante porque ajuda a regular o metabolismo, a quantidade de gordura corporal e a circulação sanguínea, influenciando a produção dos nossos hormônios, melhorando a ovulação e a produção de espermatozoides. Também é importante lembrar que, para mulheres acima do peso, a perda de peso ajuda a evitar doenças como hipertensão e diabetes na gestação”, explica a ginecologista e obstetra da Genesis Elielma Ferreira.

Exercícios e fertilidade – Vale reforçar, no entanto, que a atividade física não necessariamente aumenta a fertilidade. Os efeitos positivos e negativos dependem da intensidade do exercício e de quem o pratica. “Positivamente, pessoas obesas e sedentárias que iniciam exercícios físicos regulares de intensidade moderada apresentam melhora da fertilidade. O mesmo efeito é encontrado, por exemplo, em mulheres com histórico de síndrome dos ovários policísticos – condição marcada por resistência à ação da insulina e excesso de gordura corporal, em grande parte dos casos”, detalha Elielma.

Exercícios de alta intensidade, contudo, estão associados a alterações hormonais devido à diminuição excessiva da quantidade de gordura no organismo. “Como certa quantidade de gordura é necessária à produção de hormônios, exercícios de alta intensidade que levem a um percentual muito baixo acabam interferindo negativamente na fertilidade. Então é importante ter equilíbrio”, alerta.

Impactos na gravidez – Não há exercícios específicos para quem está querendo engravidar. Pode-se fazer corrida, musculação ou pilates, por exemplo. O importante é que sejam feitas atividades que tragam prazer e de forma regular.

“Durante a gravidez, caso a paciente não esteja habituada a fazer atividade física, é recomendada a realização de exercícios leves a moderados, como caminhada, hidroginástica e yoga, de preferência com orientação de um educador físico. Já as pacientes que já têm o hábito de realizar atividade física podem continuar a realizá-las, sempre respeitando as condições clínicas inerentes daquela gravidez e após liberação do obstetra que a acompanhe”.

Exercícios, fertilidade e pandemia – Em um contexto pandêmico, deve-se praticar exercícios que se enquadrem no isolamento, de casa, ou em segurança, ao ar livre, para garantir a saúde e segurança de todos. “Podemos recomendar caminhadas ao ar livre usando máscara, subir escadas e exercícios funcionais disponíveis no Youtube, por exemplo, sempre respeitando os limites de cada pessoa”, reforça Elielma.

“Acredito que cada pessoa deva fazer a atividade física que se encaixe no seu perfil. Nesse momento de pandemia, faço exercícios funcionais em casa com o acompanhamento de um personal por vídeo chamada, subo escadas do prédio onde moro e do trabalho, danço acompanhando vídeos no YouTube e faço caminhadas no parque de Águas Claras, sempre que posso. O importante é não ficar parada!”, finaliza.

 

Por Gabriela Brito Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Mais Notícias

Entenda o que é ressonância magnética e como ela auxilia no tratamento da infertilidade

Descubra como a prática de exercícios físicos seguros pode aumentar sua fertilidade durante a pandemia

Março lilás: entenda como o câncer de colo de útero pode levar à infertilidade

Genesis recebe certificados internacionais por contribuição para aprimorar a Reprodução Assistida

Março Amarelo: entenda como a endometriose é a principal causa de infertilidade entre mulheres

Saúde paterna pode estar associada à perda gestacional, diz pesquisa

Como pacientes de reprodução assistida, gestantes e tentantes devem encarar a vacina contra a Covid-19?

Bronzeamento artificial pode estar associado a maior risco de endometriose, aponta estudo

Saiba como o excesso de álcool pode impactar sua fertilidade

Covid-19 pode estar relacionada à disfunção erétil, apontam especialistas