Genesis

Search
Close this search box.

Conheça o passo a passo do congelamento de sêmen

O câncer de próstata é o segundo tumor mais recorrente em homens e pode levar à infertilidade porque tanto a doença quanto os tratamentos possíveis, como radioterapia, hormonioterapia e/ou quimioterapia, afetam a função da glândula masculina responsável por produzir compostos importantes do líquido seminal que nutre os espermatozoides.

O congelamento de sêmen é um procedimento altamente eficaz e seguro quando se pensa na preservação da fertilidade masculina. “No procedimento, os espermatozoides são congelados e armazenados a uma temperatura de -186 graus, em média, e por isso, se mantém em boa qualidade após o congelamento”, explica Íris Cabral, embriologista da Genesis Brasília.

ETAPAS – “O primeiro passo para o congelamento de sêmen é a coleta, seguida da análise inicial de qualidade, motilidade e quantidade de espermatozoides contidas no sêmen”, comenta a especialista.

A etapa seguinte está relacionada à preparação dos espermatozoides antes de serem congelados, “neste momento adicionamos substâncias crioproteroras que garantem o sucesso do congelamento”, afirma Íris Cabral.

Por fim, o sêmen é colocado em tubos pré-identificados que passam por um congelamento gradual desses recipientes. “Em seguida, os tubos são armazenados em tanques de nitrogênio líquido específico”, diz a embriologista.

Íris comenta que para o descongelamento e uso, essas amostras são retiradas do nitrogênio líquido, descongeladas em temperatura ambiente e processadas para separação dos espermatozoides que poderão ser usados e dos que não são viáveis.

“A taxa de sucesso desse procedimento é de 50%, em média, das células inicialmente congeladas, podendo variar de acordo com a qualidade inicial do sêmen”, finaliza Íris Cabral.

GENESIS – Com 25 anos de atuação, a Genesis – Centro de Assistência em Reprodução Humana conta com profissionais especializados, formados nos principais centros acadêmicos do mundo para prestar serviços de excelência na área de reprodução humana assistida. Com uma ampla experiência, a equipe Genesis busca constantemente a qualidade em medicina reprodutiva agregando conhecimento e tecnologia e primando pela assistência ética, personalizada, com confidencialidade e foco no melhor resultado para cada caso.

 

Por Larissa Sampaio

Conversa Coletivo de Comunicação Criativa