Genesis

Search
Close this search box.

Estudo aponta que uma em cada cinco mulheres consegue engravidar naturalmente após ter bebê por procedimento de reprodução assistida

Uma recente publicação na revista científica Human Reproduction trouxe à tona um importante benefício da Reprodução Assistida (RA). De acordo com uma ampla revisão de estudos publicados entre 1980 e 2021, aproximadamente 20% das mães que conceberam um bebê com auxílio de um procedimento de RA conseguiram engravidar de forma natural após o tratamento.

Os resultados foram obtidos após uma análise envolvendo 5.180 mulheres que passaram por tratamentos do tipo. De acordo com o sócio e médico ginecologista do Centro de Assistência em Reprodução Humana – Genesis, Dr. Adelino Amaral, uma possível explicação seria a melhora nos fatores emocionais e psicológicos das pacientes.

“Nós observamos isso no dia a dia da prática clínica na Genesis. Muitas das pacientes que fazem fertilização in vitro engravidam espontaneamente depois de alguns anos. Uma das possíveis explicações é de que a mulher estaria mais tranquila após ter conseguido engravidar, diminuindo a preocupação excessiva e o estresse das tentativas. Entretanto, vale ressaltar que ainda faltam estudos mais profundos para comprovar isso cientificamente”, garante o especialista.

Fila de espera –vale ressaltar que outra conclusão a que chegou o estudo da Human Reproduction é que as pacientes na fila de tratamento de RA nos serviços públicos também tiveram resultados parecidos. De acordo com a publicação, aproximadamente 20% delas conseguiram engravidar. O que chama a atenção é que isso aconteceu principalmente nos casos em que a paciente ainda não tem uma infertilidade com causa aparente.

Sem causa aparente – o Dr. Adelino ajudou a esclarecer o que é a infertilidade sem causa aparente. Segundo ele, ela é determinada se um casal chega a ficar de seis meses a um ano tendo relações sexuais desprotegidas e regulares sem conseguir engravidar. 

“É quando o casal faz uma bateria de exames. Quando é feita uma investigação completa para identificar as possíveis causas da infertilidade e não se descobre um fator causador. Isso corresponde de 15% a 25% dos casos totais de infertilidade”, explica.

Ademais, ele afirma que a incidência de gestação natural é maior nos três ou quatro primeiros anos. A partir daí fica . “Dificilmente uma mulher que está há 6 ou 7 anos tentando engravidar vai conseguir naturalmente. Esses são casos mais típicos de terem a indicação do tratamento de reprodução e mais fáceis de a paciente aceitar”, conclui o profissional.