Genesis

Search
Close this search box.

Doação de óvulos pode ajudar pacientes em vários contextos diferentes

A ovodoação, também conhecida como doação de óvulos, é uma das técnicas mais utilizadas na reprodução assistida (RA) para ajudar pacientes em plena idade reprodutiva com problemas de infertilidade a realizarem o sonho de constituir uma família.

A ginecologista e especialista em reprodução humana do Centro de Assistência em Reprodução Humana – Genesis, Dra. Maria Eduarda Amaral, explica que nesse procedimento uma ovodoadora, uma mulher de até 37 anos, doa óvulos para a receptora. “A fertilização do óvulo cedido pela doadora é realizada no laboratório utilizando o sêmen do parceiro da mulher receptora ou de um banco de sêmen de doadores. Assim, é formado o embrião a ser concebido no útero da paciente receptora”, comenta.

De acordo com a médica, a vantagem da recepção de óvulos é justamente atender a diferentes contextos. “Mulheres com menopausa precoce, falência ovariana, idade avançada, que já passaram por muitos abortos ou tratamentos de fertilização, casais homoafetivos masculinos, pais solteiros… todos esses públicos podem ser beneficiados pela técnica. Vale ressaltar que, no caso dos homens, também será necessário contar com um útero solidário, conhecido popularmente como barriga de aluguel”, assegura.

A Dra. Maria Eduarda reforça que as chances de sucesso de gravidez por meio da ovorecepção são altas e também é possível que os pacientes optem pelo congelamento de embriões para futuras tentativas se o procedimento não obtiver êxito na primeira transferência. 

“É um dos procedimentos mais eficazes e com uma das maiores taxas de sucesso. Porém, para utilizá-la, é fundamental conversar com um especialista de RA e fazer todos os exames propostos por ele. O tratamento deve ser individualizado, respeitando os diferentes contextos dos pacientes. Cada caso precisa ser visto de perto, de forma humanizada e com cuidado”, conclui a profissional.

Requisitos para doação – O Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu preceitos éticos básicos da doação de gametas. Veja quais são os principais:

  • As envolvidas no procedimento devem ser anônimas, assim, a doadora e a receptora não saberão a identidade uma da outra;
  • A doação de óvulos não pode ser remunerada. É realizada sem qualquer tipo de fim lucrativo;
  • As doadoras devem ter até 37 anos de idade;
  • As doadoras não podem apresentar histórico familiar de doenças genéticas, doenças infectocontagiosas ou sexualmente transmissíveis;
  • As doadoras devem contar com boa reserva ovariana, além de apresentar tipo físico e sanguíneo compatíveis com as das receptoras.