Genesis

Search
Close this search box.

Dia dos pais: espermograma é aliado na realização do sonho da paternidade

A proximidade do Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo, 13 de agosto, é uma boa oportunidade para refletir sobre a fertilidade masculina. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os fatores masculinos representam 30 a 40% dos casos de infertilidade. Por isso, o exame do espermograma é importante para os homens que têm o sonho da paternidade.

O sócio e médico ginecologista da Genesis, Dr. Adelino Amaral, afirma que o espermograma é a principal forma de avaliar a fertilidade masculina. “Geralmente, é o primeiro exame a ser solicitado em um procedimento de investigação de fertilidade do homem.”

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) indicam que aproximadamente 80% dos homens com dificuldade para engravidar parceiras possuem baixa concentração dos espermatozoides associada à diminuição da motilidade (movimento) ou alteração da morfologia.

O Dr. Adelino reforça que a comprovação biológica da infertilidade do paciente só poderá ser confirmada nos casos de ausência completa de espermatozoides ou na ausência de motilidade deles . “Outro ponto de atenção é que os resultados do espermograma variam de uma pessoa para outra. Por isso, a OMS estabeleceu parâmetros em intervalos para determinar a análise de sêmen saudável ou normal. Dessa forma, os profissionais de reprodução assistida podem utilizá-los como base para fazer a análise do material”, esclarece.

Mesmo assim, a análise deve ser minuciosa, já que pacientes que apresentam os parâmetros dentro da referência sugerida como normal pela OMS ainda podem apresentar dificuldade para engravidar suas parceiras.

Por isso, cada medida para o tratamento da infertilidade deve ser definida pelo profissional de RA depois da avaliação de todas as causas do problema. “Se for infecção, a solução pode partir de medicamentos. Se for desregulação hormonal, uma estabilização pode ser necessária”, conclui o médico, ao dar exemplos.

Como o exame é realizado – O Dr. Adelino chama a atenção para o fato de que é um exame altamente variável, de acordo com os dias de coleta. Ou seja, é aconselhável a obtenção de pelo menos duas análises de sêmen para dar um diagnóstico confiável sobre a condição do paciente. 

“Períodos de abstinência sexual de 2 a 3 dias devem ser respeitados para a coleta das amostras. Se tiver quaisquer alterações nesse período, as comparações entre as análises podem ser invalidadas”, garante.

Além disso, ele explica que a coleta deve ser realizada em um laboratório ou clínica de reprodução assistida, por meio da masturbação, e a amostra deve ser colocada em um recipiente de vidro ou plástico especial com abertura ampla para evitar perdas de material.

Parâmetros – Conheça os parâmetros estabelecidos pela OMS para indicar uma análise de sêmen saudável:

Volume seminal: de 1,5 a 7,6 ml.

Contagem total de espermatozoides: 39 a 928 milhões.

Concentração de espermatozoides: 15 a 259 milhões por ml.

Motilidade total: 40 a 81%.

Motilidade progressiva: 32 a 75%.

Morfologia (formas normais): 4 a 48%.