Genesis

Search
Close this search box.

Novembro Azul: por que é preciso preservar a fertilidade antes do tratamento contra o câncer de próstata?

A campanha do Novembro Azul acontece todo ano para alertar sobre a conscientização contra o câncer de próstata.  De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente entre o público masculino brasileiro, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A patologia também é conhecida por ter relação com a infertilidade dos homens.

O Dr. Joseph Monteiro, urologista do centro Genesis, chama a atenção para o fato de que a doença em si não afeta a fertilidade masculina . O problema é o tratamento. “Mesmo em sua fase inicial, com o diagnóstico precoce, o tratamento contra a doença é realizado por meio da prostatectomia radical [cirurgia de remoção da próstata] ou radioterapia. No caso da cirurgia, ocorre a impossibilidade de ejaculação. No da radioterapia, uma destruição das células espermáticas e de espermatozoides”, comenta.

Mesmo assim, o diagnóstico precoce aumenta as chances de um tratamento bem-sucedido do ponto de vista da saúde do paciente. Em casos de pessoas com sinais e sintomas, o diagnóstico pode ser feito por meio de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. Em pessoas sem sintomas, o diagnóstico pode ser feito por meio de exames como o toque retal e de sangue.

O médico reforça que os homens que vão se submeter ao tratamento do câncer de próstata podem realizar o congelamento seminal com o objetivo de preservar a fertilidade.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam que mais de 65 mil novos casos devem ser confirmados ainda neste ano. Somente no ano de 2020, 15,8 mil mortes pela doença foram registradas pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Já o ano de 2021 ficou marcado pelo registro de 44 óbitos por causa da patologia. Ainda segundo o MS, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para reduzir estes números alarmantes.

O Dr. Joseph Monteiro também chama a atenção para os fatores de risco da doença, que atinge majoritariamente a terceira idade. Aproximadamente 75% dos casos de câncer de próstata no mundo acontecem com homens acima de 65 anos de idade. “Porém, alguns outros fatores influenciam no risco de desenvolvimento da doença como o histórico familiar em parentes de primeiro grau”, completa

Outros fatores relacionados à raça e alimentação parecem ter um papel no surgimento e evolução da doença, no entanto ainda não estão claramente estabelecidos. “Dá pra dizer que o melhor jeito de certificar-se de sua saúde é realizar os exames de rotina e manter consultas regulares com um médico especializado. Procure o seu urologista, mantenha hábitos de vida saudáveis e conheça seu corpo!”, completa o médico.