Genesis

Search
Close this search box.

Síndrome dos Ovários Policísticos pode estar associada a filhos com mais problemas de saúde, aponta pesquisa

Um estudo publicado na revista Human Reproduction sugere que filhos de mamães com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) correm maiores riscos de desenvolver infecções, alergias e outras doenças quando completam 13 anos. Por se tratar de um estudo observacional, o artigo não prova que SOP causa problemas em crianças, apenas que pode estar associada a eles.

Para chegar a essa conclusão, a pesquisa observou mais de 1 milhão de crianças em Quebec, no Canadá, entre 2006 e 2020. Os pesquisadores descobriram que aquelas cujas mães eram portadoras de SOP tinham 32% mais chances de serem hospitalizadas com uma série de doenças. Essas crianças também eram 31% mais susceptíveis de serem internadas por doenças infecciosas e tinham 47% mais chance de serem internadas por problemas relacionados a alergias, como asma.

O risco de hospitalização era maior para doenças relacionadas ao metabolismo (cerca de 59%), ao intestino (72%), sistema nervoso central (74%) e orelhas (34%), problemas respiratórios, como pneumonia (32%), e problemas comportamentais e mentais (68%).

Uma das pesquisadoras que participaram do estudo acrescenta que fatores genéticos também podem estar envolvidos. Além disso, ela relata que mulheres com SOP podem ter resistência a insulina e androgênio, hormônios que podem estar relacionados a problemas na placenta como inflamação da membrana ao redor do feto.

“Ainda não sabemos ao certo por que filhos de pacientes com SOP têm maior tendência a apresentar doenças. Essas mulheres têm maior risco de apresentar obesidade e diabetes, por exemplo, que estão ligadas a complicações na gravidez e no desenvolvimento do feto. Além do mais, essas pacientes têm maior propensão de desenvolverem doenças cardiovasculares e inflamatórias, e essa herança genética pode ser passada aos filhos”, explica Marina Paes Barbosa, ginecologista da Genesis – Centro de Assistência em Reprodução Humana.

Síndrome dos Ovários Policísticos e fertilidade – A síndrome do ovário policístico (SOP) é o distúrbio endócrino mais comum entre mulheres em idade reprodutiva, sendo responsável por cerca de 80% dos casos de infertilidade anovulatória (quando há ausência de ovulação) e atingindo de 8% a 13% da população estudada, de acordo com critérios diagnósticos utilizados.

Vale ressaltar que, antes de tomar qualquer decisão relacionada à infertilidade ou à sua saúde de forma geral, é fundamental buscar a avaliação de um profissional especializado. A Genesis – Centro de Assistência em Reprodução Humana está preparada para ajudar você nessa condição também.

 

Por Gabriela Brito Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada