Conheça o passo a passo do congelamento de sêmen

> Blog

Conheça o passo a passo do congelamento de sêmen

16 de novembro de 2018

O câncer de próstata é o segundo tumor mais recorrente em homens e pode levar à infertilidade porque tanto a doença quanto os tratamentos possíveis, como radioterapia, hormonioterapia e/ou quimioterapia, afetam a função da glândula masculina responsável por produzir compostos importantes do líquido seminal que nutre os espermatozoides.

O congelamento de sêmen é um procedimento altamente eficaz e seguro quando se pensa na preservação da fertilidade masculina. “No procedimento, os espermatozoides são congelados e armazenados a uma temperatura de -186 graus, em média, e por isso, se mantém em boa qualidade após o congelamento”, explica Íris Cabral, embriologista da Genesis Brasília.

ETAPAS – “O primeiro passo para o congelamento de sêmen é a coleta, seguida da análise inicial de qualidade, motilidade e quantidade de espermatozoides contidas no sêmen”, comenta a especialista.

A etapa seguinte está relacionada à preparação dos espermatozoides antes de serem congelados, “neste momento adicionamos substâncias crioproteroras que garantem o sucesso do congelamento”, afirma Íris Cabral.

Por fim, o sêmen é colocado em tubos pré-identificados que passam por um congelamento gradual desses recipientes. “Em seguida, os tubos são armazenados em tanques de nitrogênio líquido específico”, diz a embriologista.

Íris comenta que para o descongelamento e uso, essas amostras são retiradas do nitrogênio líquido, descongeladas em temperatura ambiente e processadas para separação dos espermatozoides que poderão ser usados e dos que não são viáveis.

“A taxa de sucesso desse procedimento é de 50%, em média, das células inicialmente congeladas, podendo variar de acordo com a qualidade inicial do sêmen”, finaliza Íris Cabral.

GENESIS – Com 25 anos de atuação, a Genesis – Centro de Assistência em Reprodução Humana conta com profissionais especializados, formados nos principais centros acadêmicos do mundo para prestar serviços de excelência na área de reprodução humana assistida. Com uma ampla experiência, a equipe Genesis busca constantemente a qualidade em medicina reprodutiva agregando conhecimento e tecnologia e primando pela assistência ética, personalizada, com confidencialidade e foco no melhor resultado para cada caso.

 

Por Larissa Sampaio

Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Mais Notícias

O que é vaginismo e como isso pode impactar as chances de gravidez

Estudo aponta que mulheres que usam aplicativos para monitorar ciclo menstrual aumentam suas chances de engravidar em até 20%

Entenda como a alimentação pode influenciar na síndrome dos ovários policísticos

Genesis participa do primeiro estudo brasileiro multicêntrico sobre análise embrionária não invasiva

O que você come importa: saiba o que incluir no prato para aumentar as chances de uma gravidez saudável

Pesquisa aponta relação entre idade paterna avançada e maiores taxas de abortamento: entenda

Parte II: Como funcionam os tratamentos de reprodução assistida para a população LGBTQIA+?

Parte I: Como funcionam os tratamentos de reprodução assistida para a população LGBTQIA+?

Infertilidade: saiba mais sobre a condição que atinge cerca de 15% dos casais do mundo

Covid-19 e gravidez: o que se sabe até agora