Genesis

Search
Close this search box.

Tem o desejo de ser pai? Veja sete dicas que podem ajudar a aumentar a sua fertilidade!

Alimentação saudável

Para os homens que querem manter a fertilidade em dia é importante apostar em uma alimentação bem colorida, repleta de frutas, legumes, verduras e sementes. Vale destacar que alguns peixes e frutos do mar, como salmão, atum e ostras, também são recomendados. Outra recomendação bastante indicada é o consumo de antioxidantes, visto que eles podem aumentar a qualidade do sêmen e a proteção contra radicais livres. Deve-se consumir alimentos ricos em vitamina, A, C, E, zinco, ômega 3 e cromo.

De olho na balança

Para o sexo masculino, o peso interfere diretamente na contagem e qualidade do esperma. Aqueles com peso saudável são mais propensos a produzir espermatozoides saudáveis do que os que estão acima ou abaixo do seu ideal. Além disso, muita gordura corporal tende a interferir nos hormônios reprodutivos, o que pode levar a alteração seminal.

Proteção contra doenças

As doenças devem ser evitadas quando os planos estão em torno de uma gravidez. É necessário proteger a saúde e evitar infecções durante o período de tentativas. As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podem dificultar que a mulher engravide e são perigosas tanto para ela, quanto para o feto. 

Diminuir o álcool é importante

Quando a pessoa tem o desejo de ser pai, é necessário reduzir o consumo de álcool porque ele interfere na fertilidade, prejudicando a produção de esperma, baixando os níveis de testosterona e causando disfunção erétil com mais frequência.

O cigarro também prejudica

O cigarro afeta diretamente a fertilidade masculina, inclusive em casos de fumo passivo. Este hábito deve ser abandonado antes mesmo da tentativa gravidez, pois pode afetar a qualidade dos espermatozoides. 

Diminua a cafeína

É importante lembrar que a cafeína está presente não somente no café, mas também em chás, refrigerantes, chocolates e até mesmo no chimarrão. Existem muitas pesquisas que apontam que o excesso de cafeína afeta a fertilidade, diminuindo as chances do casal de uma concepção. No sexo maculino, ela diminui a produção de esperma e demais hormônios reprodutivos.

Reduza o níveis de estresse

Estudos apontam que a ansiedade e o estresse alteram a fertilidade masculina, devido a alterações hormonais que afetam a produção de espermatozoides saudáveis. Além disso, o estresse interfere na atividade sexual, causando desconforto para o casal. Por isso, é importante que os preparativos para gravidez sejam feitos com tranquilidade e a atividade sexual aconteça sem pressão.