Cirurgias por vídeo

Tratamentos > Cirurgias por vídeo

Cirurgias por vídeo

Vídeo-histeroscopia

A vídeo-histeroscopia permite a visualização da cavidade uterina através da vagina e do colo do útero por meio de um instrumental que transmite imagens para um monitor de alta precisão. Assim, torna possível o diagnóstico refinado e a resolução de boa parte dos problemas intrauterinos.

As principais indicações são sangramentos anormais, pólipos endometriais, miomas submucosos e distúrbios da fertilidade. Problemas que até poucos anos eram tratados apenas com a retirada cirúrgica do útero agora são abordados de maneira conservadora, segura e eficaz.

Para os procedimentos diagnósticos realizados no CTRA Genesis não é necessária a internação hospitalar e pode-se abrir mão da anestesia. Os procedimentos histeroscópicos cirúrgicos, contudo, por necessidade de dilatação do colo uterino e anestesia, são realizados em ambiente hospitalar, mas, em geral, permitem a alta precoce da paciente, nas 12 horas seguintes.

 

Videolaparoscopia

A visualização dos órgãos pélvicos internos e outros da cavidade abdominal é realizada sob anestesia geral em ambiente hospitalar por meio de uma pequena abertura no interior do umbigo para introdução de instrumento acoplado a um monitor de alta precisão, além de duas a três punções acessórias para passagem dos instrumentais cirúrgicos.

Com o desenvolvimento de equipamentos exclusivos para a ginecologia, atualmente é possível realizar quase todos os tipos de cirurgias da pelve feminina com menor tempo de internação e melhor recuperação pós-operatória (menos dor, restabelecimento rápido da função, retorno breve às atividades profissionais).

Além das vantagens mencionadas, por ser minimamente invasiva, a videolaparoscopia provoca menos danos à cavidade e aos órgãos em seu interior, diminuindo a incidência de aderências e dores pélvicas. As principais indicações são dores pélvicas crônicas, infertilidade, massas ovarianas e tubárias, miomas uterinos e endometriose.

Fale conosco

Agende sua consulta pelo Whatsapp