Genesis

Search
Close this search box.

Acompanhamento psicológico é um grande aliado da Reprodução Assistida

Um casal é considerado infértil quando mantém relações sexuais sem nenhum método contraceptivo durante um ano e a gestação não acontece. A infertilidade pode gerar frustração e desencadear outros problemas ao casal e, por isso, o acompanhamento psicológico é fundamental ao começar tratamentos para ter um bebê.

De acordo com Márcia Pena, psicóloga da Genesis Brasília, “o acompanhamento de um psicólogo pode auxiliar desde o planejamento familiar, nas decisões de ter ou não mais filhos, até a compreensão de sentimentos e das melhores formas possíveis para lidar com eles”, avisa.

Embora a Reprodução Assistida seja hoje a forma de tratamento oferecida pela medicina que mais apresenta resultados positivos na obtenção da gravidez, receber a indicação médica nem sempre é fácil. A psicoterapia pode auxiliar a deixar para trás qualquer preconceito ou comparações, e a encarar a Fertilização In Vitro (FIV) como uma chance que a modernidade trouxe por meio de altíssima tecnologia para realizar o sonho de formar ou aumentar a família.

“Depressão e ansiedade são os sintomas mais recorrentes nas pessoas que desejam ter um filho, mas descobrem a infertilidade. Nos homens, a fertilidade está muito atrelada à virilidade, por isso, o sentimento de frustração pode ser muito presente. Já a mulher pode sentir-se inferior e ter a autoestima abalada por sentimentos como os de ser ‘menos mulher’ devido à infertilidade”, finaliza a especialista.

GENESIS – Com 25 anos de atuação, a Genesis – Centro de Assistência em Reprodução Humana conta com profissionais especializados, formados nos principais centros acadêmicos do mundo para prestar serviços de excelência na área de reprodução humana assistida. Experiente, a equipe agrega conhecimento e tecnologia e prima pela assistência ética, personalizada, com confidencialidade e foco no melhor resultado.

 

Por Larissa Sampaio
Conversa Coletivo de Comunicação Criativa