Genesis

Search
Close this search box.

Varicocele é uma das principais causas de infertilidade masculina

Varicocele é o aparecimento de varizes no cordão espermático que transporta o sangue do testículo e podem levar à redução da produção de esperma e atrofia testicular. “Essas varizes se constituem nos testículos, glândulas sexuais masculinas e, por isso, a varicocele é considerada uma das principais causas de infertilidade masculina”, explica Joseph Monteiro, urologista da Genesis Brasília.

A doença pode levar à infertilidade porque a dilatação das veias aumenta o fluxo sanguíneo no local, aumentando a temperatura testicular e promovendo o acúmulo de radicais livres, substâncias tóxicas aos espermatozoides.

Os testículos permanecem dentro da bolsa escrotal para que tenham uma temperatura menor que a temperatura corporal e isso é importante para uma produção normal e adequada de espermatozoides. De acordo com o especialista “o aumento de temperatura escrotal e testicular pode prejudicar a produção de espermatozoides e, consequentemente, levar à infertilidade masculina”, explica.

TRATAMENTO – De maneira geral, a varicocele se desenvolve de maneira assintomática, ou seja, o paciente pode descobrir a doença somente quando sua função testicular já está prejudicada. Nestes casos, o homem pode sentir desconforto, dor e inchaço no local.

Não existem medicamentos específicos para o tratamento da doença. “Ao examinar o paciente, o médico pode indicar remédios para dor, e dependendo do estágio da varicocele, pode ocorrer uma intervenção cirúrgica”, esclarece o especialista.

INFERTILIDADE – Uma alternativa para a infertilidade masculina é a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI). Esse tratamento é indicado quando o homem possui quantidade ou qualidade baixas de espermatozoides. Pacientes que tiveram a fertilidade prejudicada devido à varicocele, que passaram por algum tipo de procedimento cirúrgico ou que fizeram algum tipo de tratamento para câncer de testículo, por exemplo, pode optar pela ICSI para terem filhos.

“Neste tratamento é possível preparar o sêmen e selecionar um espermatozoide por óvulo, injetando-o no óvulo com o auxílio de instrumentos bem delicados e sob visão microscópica”, finaliza Joseph Monteiro.

GENESIS – Com 25 anos de atuação, a Genesis – Centro de Assistência em Reprodução Humana conta com profissionais especializados, formados nos principais centros acadêmicos do mundo para prestar serviços de excelência na área de reprodução humana assistida. Com uma ampla experiência, a equipe Genesis busca constantemente a qualidade em medicina reprodutiva agregando conhecimento e tecnologia e primando pela assistência ética, personalizada, com confidencialidade e foco no melhor resultado para o caso.

Por Larissa Sampaio
Conversa Coletivo de Comunicação Criativa