Conheça a laparoscopia: um procedimento minimamente invasivo

> Blog

Conheça a laparoscopia: um procedimento minimamente invasivo

18 de fevereiro de 2019

A laparoscopia (também conhecida como vídeo-laparoscopia) é um procedimento cirúrgico que pode ser realizado em quase todas as cirurgias ginecológicas. É considerado minimamente invasivo por não precisar a barriga da paciente (cirurgia aberta), sendo necessário fazer apenas alguns furos e utilizar equipamentos sofisticados para ter acesso aos órgão abdominais e realizar a cirurgia.

INFERTILIDADE – “A laparoscopia é uma procedimento muito importante para entender possíveis causas de infertilidade, como por exemplo, avaliar se as trompas estão entupidas ou se têm aderência”, explica Adelino Amaral, sócio e ginecologista da Genesis Brasília.

A cirurgia também pode ser utilizada no tratamento da endometriose, seja a mais simples até a profunda. Além disso, também podem ser operados miomas, gestação ectópica, cistos no ovários e outras possíveis causas de infertilidade feminina. “Atualmente, quase todas as cirurgias ginecológicas são realizadas por meio da laparoscopia, de maneira bastante simples e segura”, comenta o especialista.

VANTAGENS – Uma das maiores vantagens da laparoscopia em relação à cirurgia aberta é o tempo de recuperação da paciente pós cirurgia. “A dor pós operatória também é muito inferior, assim como a recuperação mais rápida da paciente, devido ao procedimento ser menos invasivo”, garante Adelino Amaral.

Entretanto, o especialista alerta que, embora a laparoscopia seja indicada na maioria dos casos, existem alguns em que a cirurgia aberta ainda seja a melhor estratégia, como em casos de histerectomia em um útero muito grande ou cirurgias de câncer. “De qualquer maneira, é sempre muito importante consultar seu médico para que ele avalie o melhor procedimento de acordo com cada caso”, finaliza Adelino Amaral.

GENESIS – Com 26 anos de atuação, a Genesis – Centro de Assistência em Reprodução Humana conta com profissionais especializados, formados nos principais centros acadêmicos do mundo para prestar serviços de excelência na área de reprodução humana assistida. Com uma ampla experiência, a equipe Genesis busca constantemente a qualidade em medicina reprodutiva agregando conhecimento e tecnologia e primando pela assistência ética, personalizada, com confidencialidade e foco no melhor resultado para cada caso.

 

Por Larissa Sampaio

Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Mais Notícias

Como a reprodução assistida pode ajudar pessoas com HIV?

Fertilização in vitro gera novas vidas há mais de 40 anos

Reserva ovariana: qual sua importância e como medi-la?

Dia Mundial do Diabetes: esta doença pode afetar a fertilidade?

Novembro Azul: câncer de próstata não precisa ser o fim do sonho de ser pai

Nova pesquisa apresentada em congresso americano aponta riscos no uso de antidepressivos prévio ou durante a gravidez

Entenda a importância da ultrassonografia no 1º trimestre de gravidez

Outubro Rosa: oncofertilidade oferece a mulheres com câncer de mama a possibilidade de ter filhos

Entenda como a síndrome do ovário policístico pode afetar o sonho da maternidade

Congelamento de espermatozoides é solução eficiente para preservação da fertilidade masculina