Genesis

Search
Close this search box.

Centro de Tecnologia em Reprodução Assistida da Genesis é referência nacional

O Centro de Tecnologia em Reprodução Assistida – CTRA da clínica Genesis Brasília é referência no Distrito Federal e no Brasil. Além de receber investimentos constantes, ele é composto pelo que há de mais eficiente em equipamentos, qualificação de profissionais e estrutura física. “O resultado é refletido no sucesso dos tratamentos realizados. Temos taxas de nascimentos semelhantes às dos melhores centros do mundo”, afirma Adelino Amaral, médico creditado em reprodução assistida e sócio da Genesis.

No CTRA, todos os espaços são dimensionados para oferecer o conforto e a segurança necessários à realização de cada procedimento. Tudo é minuciosamente planejado e construído conforme as normas técnicas legais. A sala de captação de óvulos é certificada e possui sistema de ar com pressão positiva que impede a entrada de poluentes externos, evitando contaminação. Já os equipamentos são rigorosamente calibrados e certificados por empresas credenciadas junto à vigilância sanitária.

“Nesse ambiente dispomos de equipamentos modernos para realização de anestesia com total segurança, o que inclui monitores que controlam todos os sinais vitais da paciente, central de oxigênio e desfibriladores. Possuímos ainda dois aparelhos de ultrassom usados para a captação dos óvulos e transferência dos embriões. Ali também é realizada a histeroscopia diagnóstica, exame de suma importância para avaliar a cavidade do útero”, explica Adelino Amaral.

Segurança na manipulação de gametas e embriões – No Laboratório de Fertilização In Vitro ficam as incubadoras, os micromanipuladores e a cabine de segurança biológica. Nesse ambiente são manipulados os gametas e cultivados os embriões. Também faz parte do CTRA a sala de sêmen, um ambiente específico para colher espermatozoides e realizar o preparo destinado à inseminação artificial ou fertilização in vitro.

Na sala de material congelado ficam os containers com embriões, óvulos e espermatozoides. O ambiente é monitorado 24 horas por dia e conta com plano de evacuação do material biológico em caso de incêndios e outras catástrofes.

“Nossos profissionais do Laboratório são coordenados pela Dra. Iris Cabral, embriologista de renome nacional com formação em vários centros no exterior. Ela dirige nosso serviço há 25 anos e sempre foi muito exigente com os outros especialistas sob sua responsabilidade. Capacitação é o seu lema e muito nos honra contar com seus talentos”, finaliza Adelino Amaral.

Referência para a Anvisa – A Genesis Brasília passou, no último ano, por uma averiguação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em que foram avaliados os 100 itens que constam no Roteiro de Inspeção em Banco de Células e Tecidos Germinativos. Com a avaliação, a Anvisa classifica o risco sanitário da estrutura. A clínica foi aprovada em todos os itens. “Nosso CTRA inclusive já foi usado pela Anvisa para treinamento de seus inspetores”, ressalta Amaral.

Além dessa certificação, a Genesis também é reconhecida por instituições internacionais, como a Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida (RedLara), que possui um rigoroso programa de acreditação em que auditores internacionais avaliam a estrutura e os resultados de cada centro avaliado para credenciá-lo ou não. O processo é refeito a cada cinco anos e a Genesis Brasília é habilitada há duas décadas.

Equipamentos e insumos de alta qualidade – A seleção dos equipamentos e insumos do CTRA também é destaque. “Nossos equipamentos são escolhidos conforme critérios de qualidade comprovada através de certificações internacionais. Dispomos de incubadoras de última geração, dois micromanipuladores onde é feita a ICSI (injeção do espermatozoide dentro do óvulo) e trabalhamos com os melhores meios de cultura, agulhas para punção, placas de cultivo e cateter de transferência”, enumera o sócio da Genesis.

 

Por Rodrigo Rocha
Conversa Coletivo de Comunicação Criativa