Genesis

Search
Close this search box.

A importância da ultrassonografia na avaliação de pacientes

A ultrassonografia é um recurso muito importante quando se trata da avaliação de uma paciente que deseja engravidar. O procedimento pode ser usado para avaliar a reserva ovariana da paciente e também para acompanhar o potencial de resposta durante um ciclo de tratamento.

“Por meio da ultrassonografia também é possível identificar alterações anatômicas, como mioma, endometriose e até mesmo anomalias de nascimento, como malformação do útero”, explica Manoela Porto, ginecologista da Genesis Brasília.

Utilizar a ultrassonografia também é importante para o acompanhamento dos ciclos menstruais. “No caso dos ciclos naturais avalia-se o melhor momento para conceber ou em casos de recomendação de medicamentos para regularizar o ciclo de uma paciente portadora de ovários policísticos.”, comenta a especialista.

Manoela Porto aponta também a utilização da ultrassonografia para casos de ciclos induzidos para um tratamento de reprodução humana por meio de uma inseminação artificial ou fertilização in vitro. “Nesses casos é fundamental acompanhar a evolução do feto após o uso de alguma técnica de reprodução assistida”.

ULTRASSONOGRAFIA 3D e 4D – O centro de diagnóstico GENESIS disponibiliza o que existe de mais avançado em ultrassonografia. Equipamentos de última geração permitem a visualização do bebê no útero em modos tridimensional (3D), mesmo que esteja em movimento, em tempo real (4D).

Os detalhes da fisionomia, mãos, pés, orelhas e nariz são bem identificados, principalmente se a posição do bebê for favorável e quando há líquido amniótico suficiente, sem a interposição da placenta e do cordão umbilical.

O exame pode ser realizado desde as primeiras semanas de gestação. As melhores imagens, contudo, são obtidas entre 28 e 32 semanas (no sétimo mês de gestação), principalmente em gestantes com pouca gordura abdominal.

GENESIS – Com 26 anos de atuação, a Genesis – Centro de Assistência em Reprodução Humana conta com profissionais especializados, formados nos principais centros acadêmicos do mundo para prestar serviços de excelência na área de reprodução humana assistida. Com uma ampla experiência, a equipe Genesis busca constantemente a qualidade em medicina reprodutiva agregando conhecimento e tecnologia e primando pela assistência ética, personalizada, com confidencialidade e foco no melhor resultado para cada caso.

 

Por Larissa Sampaio

Conversa Coletivo de Comunicação Criativa