Doação compartilhada

Tratamentos > Doação compartilhada

Doação compartilhada

O processo de doação compartilhada de óvulos baseia-se no princípio da solidariedade, em que uma mulher que tem muitos óvulos doa para outra que não os produz mais — por menopausa ou mesmo por baixa produção. A receptora ajuda a doadora nos custos do tratamento, que também é compartilhado. Este processo é regulamentado do ponto de vista ético pela resolução 2168/2017, do Conselho Federal de Medicina.

– Quem pode doar? Mulheres com idade máxima de 35 anos que gozam de boa saúde física e mental e que não sejam portadoras de doenças infecciosas transmissíveis ou doenças genéticas. Devem ter uma boa reserva funcional ovariana, avaliada através de exames complementares.

– Quem pode receber? Mulheres que não produzem mais óvulos ou que têm uma baixa reserva e já fizeram tentativas anteriores sem sucesso com seus próprios óvulos. Também é indicada em casais homoafetivos masculinos que buscam ter filhos.

– Como é feita? As candidatas à doação e recepção são cadastradas no Setor de Orientação da Genesis e, após uma triagem rigorosa, onde são realizados exames complementares, são pareadas conforme semelhança física (cor, etnia, cor de olhos e cabelos, estatura…). Após o aceite da receptora, a doadora é submetida à estimulação dos ovários com medicamentos para produção de óvulos.

O acompanhamento da resposta aos medicamentos é realizado através de exames de ultrassonografia transvaginal. A retirada dos óvulos é realizada, com anestesia, por punção aspirativa via vaginal e os óvulos recuperados são, então, compartilhados.

Os óvulos destinados à doadora são fertilizados com os espermatozoides do companheiro da mesma, o mesmo acontecendo com os óvulos destinados à receptora. Os embriões produzidos são, a partir daí, transferidos ou congelados para posterior transferência.

– Qual a probabilidade de sucesso? Tanto a receptora quanto a doadora têm as mesmas chances de engravidar, com taxas de sucesso que podem chegar a 50%.

Fale conosco

Agende sua consulta pelo Whatsapp